10/02/2012

Construção Sustentável

Os conceitos de sustentabilidade estão cada vez mais penetrando nos segmentos urbanos. Obviamente, ainda são grandes as mazelas que aterram sobre o mundo inteiro, entre elas encontram-se o acúmulo de resíduos industriais e domésticos; os resíduos provenientes da construção civil também estão entre os fatores que mais degradam as grandes e médias cidades. Para reduzir esses efeitos e ao mesmo tempo para visar o aproveitamento dos setores que se encontram em alto desperdício devido às más projeções da construção civil, o desenvolvimento sustentável e suas idéias vêm sendo aplicadas a construção civil, na arquitetura e no urbanismo.

Na construção sustentável, muitos critérios integram bons adventos, desde a seleção dos materiais, como o uso consciente das madeiras, até aplicações mais complexas, como um sistema que permite o reaproveitamento da água da chuva, para usos diversos. A construção civil alia-se a arquitetura para a formação de novos padrões de casas, prédios e condomínios com a estrutura voltada à sustentabilidade, podem-se citar, por exemplo, os prédios que utilizam de grande número de janelas, para evitar o consumo desnecessário da luz elétrica. As construções civis conscientes com a responsabilidade ambiental optam por mudanças na implantação de canteiros, de modo a evitar o acúmulo de resíduos, os desperdícios de materiais, a instrução dos colaboradores, etc.

Outros exemplos de aplicação da sustentabilidade na construção civil são: reservatórios de areias com o intuito de filtrar a água das chuvas em cantos estratégicos da obra do condomínio. Aproveitamento de pedras das regiões em que se constrói com a finalidade de se evitar os gastos com transportes. Paredes térmicas ou telhados com plantas que visam à retenção térmica mais aquecida ou mais fria dependendo do local, evitando os gastos com a energia.

Obviamente que ainda há muitas medidas e descobertas a serem tomadas a partir do momento em que se visa uma perspectiva de uma construção sustentável, tais quais: pesquisas científicas apropriadas para calcular vantagens técnicas de baixo e de alto custo. Assim como medidas técnicas, que reduzam a exploração e o gasto de recursos naturais essenciais.

Nenhum comentário: